BEM VINDOS

O presente blog tem como OBJECTIVO PRINCIPAL divulgar as actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto Eco-Escolas. As referidas actividades, serão simultâneamente publicadas no facebook dos professores Coordenadores Eco-Escolas


30/04/11

View more presentations or Upload your own.

Os nossos trabalhos de Páscoa...

....feitos com material reciclado :)

As prendas para a mãe...

Este ano, fizemos as prendas para as mães reutilizando vário material:

. cápsulas nespresso;
. pacotes de leite;
. garrafas de água;
. rolhas de cortça

As nossas prendas ficaram mesmo bonitas! As nossas mães vão ficar felizes, e o nosso

planeta agradece!!

19/04/11

Natal Amarelo


Escolas EB1/JI do Meiral

Escola EB1/JI do Meiral

Votos:

Mensagem Ambiental

Pacotes e pacotinhos Em estrelas vamos transformar Porque todos juntinhos O Planeta vamos salvar! Amarelo é a nova cor De um Natal a recordar Que sabe dar valor À importância de reutilizar!





16/04/11

A RECOLHA DE TAMPINHAS


Nós aderimos e já foi feita a recolha dos garrafões cheios de tampinhas mas vamos continuar a juntar cada vez mais.

RECICLAGEM DE ROLHAS

NA NOSSA ESCOLA RECOLHEMOS 15 GARRAFÕES DE ROLHAS QUE FORAM RECOLHIDAS

PELA JUNTA DE FREGUESIA DE CANIDELO.

Porque devemos reciclar rolhas de cortiça?


Não te esqueças de reciclar as rolhas lá de casa :) vamos continuar a encher garrafões na escola!!!

Reutilizar garrafas de plástico

Ora aqui está uma alternativa àqueles fechos e molas que costumamos comprar para fechar os sacos que guardamos na cozinha.

Tudo o que precisamos é de uma tesoura, de uma garrafa de plástico vazia (com tampa), de um saco de plástico e do que queremos guardar (neste caso foram nozes).

Começamos por cortar a garrafa junto ao gargalo. A parte de baixo da garrafa irá para a reciclagem, o resto será o nosso fecho.

Colocamos o conteúdo dentro do nosso saco de plástico e enfiamos a parte de cima do saco por dentro do gargalo da garrafa.

Dobramos o plástico para fora do gargalo e fechamos com a tampa da garrafa.

Simples!

Fazer sementeiras reutilizando materiais

TEXTO RETIRADO DO BLOG :

365 coisas que posso fazer... para diminuir a minha pegada ecológica.
Uma reflexão a ler:


Fazer sementeiras reutilizando materiais

Até há cerca de um ano a minha única experiência com sementes era a germinação, que tinha feito durante alguns anos (hábito que por essa altura retomei).

Depois semeei algumas árvores. E correu bem (temos um plátano a crescer na nossa varanda!!!)

Portanto quando decidi ter ervas aromáticas, fiz o que alguém que não percebe nada do assunto mas que acha que sabe faz: "atirei" as sementes para a terra e esperei que nascessem (regando-as, claro...).

Agora, um bocadinho mais sábia, já sei que nem sempre é assim tão simples (por isso é que algumas plantas não nasceram)...

Aprendi que é preciso fazer sementeiras, que algumas sementes/rebentos devem ficar em estufa, ou dentro de casa, que às vezes é preciso transplantar, mondar, ...

Há blogues, cheios de óptimas dicas, como o da Sílvia, há grupos para troca de experiências (e colocação de dúvidas), incluindo no facebook. E estou só a referir alguns. Claro que há livros, e estão sempre a acontecer oficinas, principalmente nas cidades, para quem se quer iniciar nas maravilhas da agricultura de subsistência. E eu tenho, à distância de um telefonema, a minha mãe, que se dedica, há já alguns anos, à agricultura biológica (para consumo familiar).

Assim desta vez já não tinha desculpa para não fazer tudo direitinho.

Há, à venda, caixas e caixinhas próprias para serem usadas como sementeiras, mas uma "bio-hortelã" (do substantivo hortelão...) - ainda que de varanda - que se preze, reutiliza recipientes para este fim, claro.

Aqui deixo ficar as minhas pequenas sementeiras e outras, encontradas por esse mundo virtual (e mais haverá). Quase tudo é válido, só é preciso um bocadinho de imaginação!

.
Usei caixas de ovos (depois desta utilização, podem ser colocadas na caixa de composto) e, como as sementeiras ficam no interior, usei as embalagens de esferovite (que apesar da minha resolução, ainda teimam em aparecer... às vezes) para proteger da humidade a madeira dos parapeitos das janelas.

Um truque que aprendi com a minha mãe (depois desta 1ª sementeira deste ano...): se não "tem mão" para semear - principalmente se as sementes são muito pequenas - misture-as com areia para que, ao despontarem, não fiquem tão juntas!



Se tiverem espaço podem usar caixas da fruta de madeira (na verdade cada vez mais difíceis de encontrar).


Podem reutilizar embalages de tetra brick...


... ou rolos de papel higiénico ou copinhos de papel de jornal (boas soluções para sementes maiores: uma em cada recicpiente), seguindo estas indicações...


...ou este esquema.


Usar garrafões de água para fazer mini estufas...



... ou embalagens de plástico para extra-mini estufas (cá por casa, "coisas" de plástico são raras!)





Até as embalagens finas de transportar fruta servem!



Esta é uma óptima ideia para a páscoa!


E, já agora, vejam (e assinem, se concordarem) a petição da campanha pelas sementes livres. Está a ser proposta, pela União Europeia, uma legislação para "restringir a livre reprodução e circulação de sementes". E podem participar nas jornadas, um pouco por todo o país, se quiserem saber mais sobre este assunto: