BEM VINDOS

O presente blog tem como OBJECTIVO PRINCIPAL divulgar as actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto Eco-Escolas. As referidas actividades, serão simultâneamente publicadas no facebook dos professores Coordenadores Eco-Escolas


31/10/11

DIA DAS BANDEIRAS VERDES

No dia 7 de Outubro participámos no dia das bandeiras verdes em Oliveira de Azeméis.

Foi com muito orgulho que representámos a EB1/JI do Meiral.

Ganhámos o Galardão e 30 bicicletas no Concurso Geração Depositrão.

12/10/11

Caros amigos do Centro de Educação Ambiental da Águas do Douro e Paiva (CEA-AdDP),



Aqui está o nosso 7º E-JORN@L DO TOP@S, agora também da TUPILDE.


A maternidade preencheu os dias do CEA, assim como a Permacultura.
É o seguimento natural das pessoas, da vida e da Natureza.
Um bem haja à Terra por existir e nos deixar com ela coabitar!

Divirtam-se e acompanhem-nos na nova vida do Topas e da Tupilde.



A equipa do CEA

Centro de Educação Ambiental - Águas do Douro e Paiva, S A
Rua do Ribeirinho, n.º 706 * 4415-679 Lever - Vila Nova de Gaia
Telf: 226 059 300/ 227 637 900 * Fax: 226 059 302
cea@addp.pt * lazevedo@addp.pt * rperdigao@addp.pt

http://www.oblogdotopas.blogspot.com/ *

http://www.addp.pt/




05/10/11



1200 escolas portuguesas distinguidas com Bandeira Verde

Eco-Escolas é um programa internacional da "Foundation for Environmental Education"


Oliveira de Azeméis recebe, na sexta-feira, a cerimónia do Dia das Bandeiras Verdes, que, reunindo 5.000 estudantes das 1.200 eco-escolas mais destacadas do país, irá premiá-las pela sua ação ambiental no último ano letivo.

O evento decorre no Pavilhão Salvador Machado e distingue os estabelecimentos de ensino que, entre 1.522 candidatos de 236 municípios, mais conseguiram melhorar o seu desempenho ambiental e melhor sensibilizaram as suas comunidades para a necessidade de adotarem comportamentos sustentáveis.

Para Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a entrega das Bandeiras Verdes a essas escolas representa o reconhecimento público por "um trabalho de educação ambiental e desenvolvimento sustentável que é cada vez mais importante na sociedade atual e que tem em cada um desses estabelecimentos de ensino um protagonista essencial".

"É importante que as escolas se possam diferenciar por fatores positivos. A atribuição da Bandeira Verde é um diploma de qualidade em práticas ambientais como, por exemplo, a reciclagem do lixo e a poupança de água e eletricidade".

A edição de 2011 do Dia das Bandeiras Verdes enquadra-se no programa da Associação Bandeira Azul da Europa e, segundo Hermínio Loureiro, "a região do Entre Douro e Vouga está muito bem representada no evento", já que, entre as 1.200 eco-escolas premiadas, "se encontram dezenas não só de Oliveira de Azeméis, mas também de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Arouca".

Oliveira de Azeméis é um dos municípios distinguidos com mais galardões, tendo arrecado um total de 16 Bandeiras Verdes, sobretudo em escolas do 1.º Ciclo e jardins-de-infância.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” e desenvolve-se em Portugal desde 1996, propondo-se encorajar e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino no âmbito da Educação Ambiental e/ou da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Às escolas da rede, o programa fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento.

Em Oliveira de Azeméis, a cerimónia de entrega de prémios tem início às 14:30, mas o restante programa do evento decorre a partir das 09:00, integrando uma mostra de projetos das escolas associadas ao programa e ainda atividades lúdicas como pintura facial, insufláveis, jogos, animação, música, dança e exposições.

Lusa

04 de outubro de 2011